sábado, 3 de abril de 2010

Problemas de memória

Formas simples de compensar problemas de memória:

Mantenha um diário ou agenda. Tome notas e faça uma lista das coisas a fazer em determinado sítio. Risque-as consoante as for fazendo. Adquira o hábito de consultar o diário numa rotina fica, por exemplo à mesma hora todas as manhãs e de novo à noite para fazer a agenda do dia seguinte

Quando fizer ou receber um telefonema, tome nota do dia, da hora, do nome da pessoas com que falou e do assunto.

Coloque uma calendário familiar num local de bastante passagem na casa, por exemplo na porta do frigorífico, em que toda a gente em casa escreva os seus compromissos. Vá riscando os que estiverem cumpridos.

Use um relógio de pulso com alarme e utilize-o para recordá-lo dos seus afazeres. Isto é especialmente útil para pessoas que precisam de tomar medicamentos com períodos de tempo certos.

Dispositivos eletrônicos como as agendas eletrônicas são muito úteis para organizar o seu dias e tomar nota de números de telefone e moradas. Pode ainda experimentar outras opções, como organizador de cartões de visita ou computadores portáteis.

Mantenha as coisas importante num sítio definido. Mantenha o diário ou agenda na mesinha de cabeceira ou perto do telefone, as chaves numa gaveta em particular ou num gancho perto da porta. Consistência e rotina facilitam a recordação de onde estão as coisas.

Tente manter a calma quando a memória falha. “É normal ficar tenso ou sentir-se frustrado se se esquecer de algo ou perder algo, mas quando isso acontece, está a mudar do modo “solucionador” de problemas para o “complicador”, realça o médico Nicholas LaRocca.

Fonte:  http://www.apemsp.com.br/apem/noticia.php?nt=64

Nenhum comentário:

Postar um comentário